REPRODUÇÃO E INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL ANIMAL

O acompanhamento de uma gestaçăo é muito importante para a prevençăo de vários problemas, nomeadamente dos relacionados com o parto. Na consulta de planeamento da gestaçăo agendamos as datas das consultas de acompanhamento e respetivas ecografias, durante os cerca de 60 dias de gravidez, para acompanharmos o desenvolvimento dos futuros cachorrinhos/gatinhos.

Para os criadores e "casais" caninos com dificuldades em obter ninhadas, temos disponível o serviço de inseminaçăo artificial.



A inseminaçăo artificial (IA) tem variadíssimas indicaçőes tais como:

- năo aceitaçăo do macho pela fêmea ou vice-versa;
- diferenças anatómicas de tamanho e peso dos căes (mais comum nas raças bulldog inglês, bulldog francês, Pequinois e Basset Hound);
- auxiliar quando um dos dois possui algum tipo de dificuldade na monta natural por causa de problemas físicos (p.e. hérnia discal);
- para facilitar os criadores na gestăo das ninhadas e a possibilidade de utilizar o sémen do macho pretendido a uma longa distância quando este é congelado em recipientes de nitrogénio líquido, apesar de implicar uma diminuiçăo na probabilidade de fertilizaçăo (de 90% quando o sémen é fresco para 60%).
Na consulta de planeamento das sessőes de inseminaçăo artificial (habitualmente 3 a 4) é importante o rastreio de doenças e problemas associados aos progenitores.
Depois de garantida a salubridade destes, deverá ser realizado um exame andrológico ao macho para verificar se está tudo normal dentro da esfera reprodutiva, nomeadamente um espermograma onde săo verificados parâmetros seminais tais como como a motilidade, vigor, concentraçăo, pH e morfologia espermática.
Para a fêmea é necessário que a mesma esteja no momento ideal de ser inseminada, ou seja, seu óocito em condiçőes de ser fertilizado.
Para tal devemos realizar exames que nos auxiliarăo em determinar o período no qual isto irá ocorrer ou até mesmo o dia provável, nomeadamente a citologia vaginal e o doseamento hormonal.
Também temos à disposiçăo dos nossos clientes, habitualmente dos criadores, um programa hormonal que nos permite sincronizar e induzir o cio.

 

Ligue o 252 411 444 e marque a sua consulta.

HOSPITAL VETERINÁRIO DA TROFA

Avenida Trofa Velha, nº 107

4785-716

Trofa, Portugal

 

E: hospitalveterinariotrofa@gmail.com

HORÁRIO

Consulta regular

Segunda a Sexta

10H00 - 20H00

Sábado

10H00 - 17H00

 

URGÊNCIAS 24H

Médico Permanente

252 411 444

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2016 Hospital Veterinário da Trofa

HospitalVeterinarioTrofaLogo2
RoyalCaninHVTrofa