top of page

RADIOLOGIA, TAC E RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

O equipamento de raio X é considerado o equipamento base no diagnóstico veterinário já que é um dos passos iniciais de uma investigação de um problema num paciente e um passo que não deve ser ignorado ou esquecido.
As radiaçőes X penetram nos tecidos e permitem obter uma "sombra" de acordo com a textura dos mesmos. Apesar de ser o ideal para a visualizaçăo dos ossos, é um meio imprescindível, por exemplo, na avaliaçăo cardio-respiratória ou abdominal.
Para obtermos um raio X com valor diagnóstico, ou seja, na posição correta do animal, muitas vezes necessitamos de fazer uma anestesia geral ou uma tranquilização, dependendo dos casos.



A Tomografia Axial Computorizada (TAC) ou mais recentemente designada Tomografia Computorizada (TC), é um meio de recurso utilizado quando os outros meios de diagnóstico falharam ou em casos específicos, como as lesőes de coluna vertebral ou de estruturas ósseas complexas como o cotovelo.

Este meio consiste em radiaçăo que é emitida e captada de forma a dar uma imagem em vários "cortes", sendo possível a sua reconstrução em 3 dimensőes, constituindo portanto um meio de excelência para diagnosticar uma série de doenças específicas, nomeadamente de estruturas ósseas.
Por vezes, é necessária a aplicaçăo de um contraste para melhorar a perceçăo das estruturas, por via intravenosa ou através das meninges fazendo o chamado mielo-TAC, conjugando a TAC com a mielografia (problemas de medula espinal).



A Ressonância Magnética é o meio de eleição para a avaliação dos "tecidos moles", nomeadamente da espinal medula, cérebro e das estruturas não ósseas do joelho.



Trabalhamos de forma muito próxima e em colaboração com um centro de imagiologia veterinária com profissionais muito competentes e dedicados.

 

Ligue o 252 411 444 e marque a sua consulta.

bottom of page